BOOK REVIEW | Manifesto de como ser Interessante

sábado, outubro 24, 2015

manifesto de como ser interessante

Olá queridos!
Eu normalmente não compro traduções de literatura Inglesa ou Norte-Americana (sim, sou elitista assim), no entanto, numa visita à Fnac, encontrei este livro e tive de o trazer comigo. Tradução ou não, cativou-me desde o título até à lata de atum.


manifesto on how to be interesting

Mantive as minhas expectativas baixas quanto à qualidade do enredo, mesmo sendo o livro um Finalista do Leeds Book Awards. 

Então, o enredo segue Bree. A Bree é uma rapariga com depressão, embora o livro não trate no início disto, que gosta de escrever e sonha ser uma autora publicada. Ela tem apenas um amigo e uma relação duvidosa e sentimentos fortes com e em relação a um professor. Conversa puxa plano e Bree cria um blog e um plano a por em prática. Ela decide tornar-se interessante! É um plano estruturado, perigoso e que a consome.

O enredo em si faz-me lembrar uma mistura de Mean Girls com a vida real (apenas exagerada).

 Todos os que me perguntaram o que estava a achar do livro enquanto o estava a ler receberam a mesma resposta: acho-o uma crítica interessante à sociedade jovem da década.
 Bree é uma falsa feminista no início, ainda não aprendeu que o valor de uma mulher não provém só de dentro nem só de fora, não provém de todo do que os outros pensam delas; ainda não aprendeu que não é por se maquilhar ou exercitar ou ler ou escrever ou beber ou não que terá menos valor como mulher. Neste sentido, o livro ensina-nos a vermo-nos mais globalmente enquanto raparigas, ensina-nos que o nosso valor não é atribuído pelos outros.
 Fala bastante de problemas do secundário, dos populares vs nerds e ataca directamente a ideia bi-dimensional que temos dos outros. Amizade é sem dúvida um tema central também.
 Todos os problemas, falhanços, planos, vitórias - tudo o que faz de nós adolescentes, jovens adultos, tudo tem lugar neste livro.

 Acho-o especialmente bom por tratar o tema da auto-mutilação sem ser um livro sobre auto-mutilação e depressão. Infelizmente, muitos jovens sofrem em silêncio por vergonha e medo. Não que este livro seja uma cura milagrosa, mas representação importa e talvez se estes jovens não se sentirem tão sozinhos, procurem ajuda. 

 O final é previsível, numa de podes-adiar-como-quiseres-que-sabes-que-vais-ter-de-fazer. Nem por isso deixar de ser um final satisfatório.

 All in all, recomendo-vos o livro. Não fortemente. Mas leiam, vai fazer-vos bem.

Nessie,

You Might Also Like

4 comentários

  1. eu tmb nao ia comprar mas mal vi a edição apaixonei-me pelas páginas pretas! Já o comprei mas ainda não li :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aviso já que embora tenha adorado o livro, a tradução e edição está atroz! Tantos, tantos, tantos erros. boa sorte e espero que gostes :P

      Eliminar
  2. Nas minhas visitas à fnac admito que este livro já me tinha chamado a atenção, apesar de nem ter lido uma sinopse (deixo-me muito levar pelas capas, sou terrivél)! Talvez pegue um dia destes. :) Beijinhos!
    http://leavethisplacebehind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofro do mesmo, mas valeu a pena. Só tem o defeito da tradução/edição estar atroz. Recomendo que compres uma edição inglesa! xx

      Eliminar

Subscribe