O que é um blogger?

segunda-feira, abril 06, 2015

Olá a todos/as!

 Ora, eu já tinha lido o título. Mas eu ainda não tinha tido oportunidade de visualizar o vídeo. Depois deparei-me - de novo - com a reportagem num blog que sigo e vi que a blogger estava um tanto exaltada com o tópico. E decidi ver, finalmente, o video. Esse mesmo, a bela reportagem da SIC em que entrevistaram uma moça que eu até tenho vergonha que tenha o mesmo nome que eu. 

 É assim: claro que um blog que seja a cara de uma marca tem de ter uma equipa por trás, mas aí, a marca é que está a ser publicitada, vendida. O Frederica não é o blog de uma marca - ponto final. É sim, uma moça com uma ideia um bocado iludida daquilo que é ser-se blogger.
 Eu já sou blogger há quase dez anos. É verdade. Não me tornei famosa, não ganhei nada com isso a não ser amizades - umas que duraram outras nem tanto. Já tive inúmeros blogs e tenho a certeza que este não será o ultimo. 

 Como vêm, ter um blog não é sobre fazer dinheiro. Pode ser. Mas não é uma condição inata. E se, por acaso, quiserem monetizar o vosso blog, sei que vocês - todos vocês anónimos que passam horas a pensar em posts e a escrever cada letrinha e a fotografar cada pecinha e corzinha e swatch e etc - meteram o vosso suor, sangue e lágrimas no vosso bebé. Que o blog é vosso, que trabalharam para chegar lá. Claro que ninguém é obrigado a dominar todas as artes inerentes a ter um blog (programar, escrever, editar e fotografar e mais importante - inventar!) mas o gostinho está sempre lá.
 Quantas bloggers de moda usam os talentos de outras pessoas para nos apresentar outfits? E os blogs são menos delas por isso? Não, não são. E vocês pensam, realmente, é verdade, então porque é que estamos a cair em cima da tua homónima? Muito simplesmente, porque ela não falou de ter um blog. Ela falou de ter uma pequena empresa. O blog dela é que nem uma revista. É uma plataforma comercial.

 Claro que qualquer um pode querer monetizar o blog, mas é surreal que seja tão fácil como a reportagem mostrou. Li e continuo a ler imensos posts de "dicas" sobre como fazer render o blog ao final do mês e todos falam de trabalho árduo, de networking, de pitch letters, de controlo de audiências, etc, etc. É trabalhoso. E porque é que é trabalhoso? Porque somos pessoas "normais". Porque o blog é primeiramente algo pessoal, individual, e não estamos a pensar em torná-lo numa empresa, logo não temos uma equipa atrás de nós.

 A reportagem da SIC devia ter ficado pelo Cláudio e pela moça d'A melhor amiga da Barbie. Teria sido uma boa reportagem sobre monetização de blogs pessoais. Já ao incluírem a Vanessa, estragaram tudo. Ela não teve nem tem um blog pessoal. Ela tem uma plataforma de divulgação comercial.

 Volto a dizer: o blog é algo pessoal. Uma forma de conectar várias pessoas de várias comunidades e cidades. 

 As marcas chegam a nós através de bloggers porque confiam (ou deveriam confiar) que uma opinião honesta, pessoal, vai apelar a uma maior multidão que um cartaz no meio de uma estação de metro. Esta é a parte mais comercial dos blogs e, ainda assim, muita/os bloggers frisam e voltam a sublinhar se o post é de divulgação, se o post é pago, que as opiniões dela/es são verdadeiras e pardais ao ninho. E sabemos que estes bloggers receberam, experimentaram e opinaram sobre produto X. Esse produto X foi analisado, fotografado, revisto e feito e desfeito por uma única pessoa. Ou duas, ou três - que dão a cara e o corpo ao manifesto. 

 Ao monetizar o blog, corremos o risco de não saber lidar com a transformação e perdemos a nossa identidade enquanto bloggers. E é pela identidade que os leitores ficam.

 Já a modinha dos blogs de pessoas famosas é triste. Porquê? Porque se as marcas só querem usá-los depois de eles abrirem um blog, é porque o nível de influência deles é mínimo. Dêem-me um blog famoso decente! Adoro ler sobre a vidas dos meus famosos preferidos, mas pouco me interessa que eles façam posts de marcas - porque as revistas já dizem o que eles usam. Fico a pensar, será que esta pessoa é tão pouco interessante assim? Num blog damos sempre a conhecer algo de nós, uma faceta ou mais. Se os iluminados criam blogs para nos dizerem aquilo que os média já dizem, mais vale estarem quietos. Ainda mais se têm uma equipa toda xpto por trás deles e nem se dão ao trabalho de escrever posts.

 Para mim, ser blogger sempre foi uma forma de me dar a conhecer ao mundo e que o mundo se desse a conhecer a mim. Sou uma pessoa que tem de estar sempre ocupada e adoro aprender. Nunca pensei em levar o blog para uma vertente profissional a não ser que lance uma marca minha. O mais profissional que farei é talvez incluir anúncios. Não julgo, condeno ou olho de lado para quem leva o blog mais "a sério" mas apelo a que não se esqueçam da diferença entre blog e PME (Pequenas e Médias Empresas). 

 O blog é do individual, do pessoal, daquilo que se falássemos em público ninguém nos ligaria nenhuma - porque não somos ninguém. É a forma que temos de partilhar e dar forma à sociedade. Ainda me lembro da altura em que os blogs eram, na sua maioria, ou sobre a nossa vida dia-a-dia ou sobre coisas mais nerd. Isto falando da realidade que vivi. Sim, blogs de moda existiram desde sempre, mas o boom deu-se há pouco tempo. 

 Por isso, para mim, a amiga Vanessa Martins está a tentar gerir uma empresa. Porque um blog não precisa de ter 4 ou 5 empregados. Porque um blog não é uma empresa nem uma loja de esquina. Um blog é uma criança que nós amamentamos, alimentamos e criamos desde bebé até à morte. No qual colocamos o melhor e o pior de nós simplesmente porque gostamos. Lutamos por este ou aquele patrocínio com tudo o que temos (ou bom, vocês fazem-no, eu não tenho a menor paciência) simplesmente porque adoramos o que vendem - mas sem uma equipa por trás. Começamos do nada, acabamos no nada, ou talvez até somos reconhecidos. Mas a gratificação é ser tudo feito por nós.

 É um pouco como concorrer às eleições das Associações de Estudantes: faz-se tudo sem surpervisão de alguém que tenha tipo um Doutoramento em fazer campanhas - ou seja, sem alguém que perceba do assunto. É ir à descoberta. 

 Mas isto sou eu. E eu sou ninguém.

Nessie,

[link para a reportagem]

You Might Also Like

6 comentários

  1. Amém! Não vi a reportagem ainda, mas já tendo lido posts sobre isso (volta e meia aparecem pérolas sobre o assunto de blogs vs. famosos), já sei o que a casa gasta. O meu vai ter de levar uma nova cara, que preciso de motivação. Escrever opiniões - zerinho, escrever seja o que for - abaixo de zero. Não pode ser :P

    ResponderEliminar
  2. Não vi a reportagem, mas vou já ver pois já ouvi falar imenso nela. Mas mesmo sem a ver já tenho a opinião de que agora para os famosos, ter um blog é moda e não algo de que gostem, mas sim uma forma de se promoverem. Para mim o blog tem de ser algo só nosso e que nos grade a nós antes de agradar a alguém.

    ResponderEliminar

Subscribe