Books in 2013 #1

sexta-feira, março 15, 2013

Juntei-me ao desafio do Goodreads de definir um número X de livros a ler este ano. O meu número é 30. E como tal, decidi partilhar o que vou lendo, aqui. 

Aqui vai o primeiro livro do ano...drumroll please

Algo Maligno Vem aí, por Ray Bradbury

Editora: Saída de Emergência
Páginas: 304
Género: Fantástico

 Descobri este livro no site da Saída de Emergência no final do ano passado. Acontece que sou louca por universos com circos malvados e terríveis, sendo que é essa a primeira característica que nos salta à vista quando vemos a capa. E como sempre, quando a capa me encanta, eu acabo por comprar o livro. 
 A história acompanha Jim Nightshade e William Halloway, dois rapazotes de 14 anos, ou menos. Tal como os nomes sugerem, Jim é algo sombrio enquanto William acaba por ser mais...luminoso..., e são essas características que desde cedo levam ao desenrolar da acção e nos transportam pela turbulência da amizade e do perigo de se desejar certas coisas. Não vou entrar aqui em sinopses, para isso vão aqui
 Este é um daqueles livros que são feitos pela nossa imaginação. "Mas V, todos os livros o são, yada yada". O que eu quero dizer é que a forma como a nossa mente funciona é decisiva ao acto de dar vida à acção. A descrição das personagens, das roupas, dos cenários, etc., são detalhadas quanto baste, mas cabe ao leitor incutir aquele extra de magia (sendo que neste caso, por magia quero dizer magia muito negra) : imaginar como as tatuagens do Homem Ilustrado serpenteiam e até como brilham à luz do luar ou da lâmpada da sua tenda, como a música do circo viaja através do vento, o barulho da mala do vendedor de para-raios, o cheiro do ar... é um desses livros.  Eu sei que isto pode soar tremendamente básico a alguns de vocês, mas acreditem, é decisivo. Não é como aqueles livros em que lemos "fulano X usava uma blusa branca às bolinhas verdes" e simplesmente ignoramos isso, não, aqui não. 
 Passando ao enredo. O desenvolvimento da história é muito bom, simplesmente, bom, não há outra palavra. Fico com pena de não ter existido foco nas personagens circenses e nos seus passados e poderes, no entanto, não era necessário ao enredo.  E Bradbury só nos dá o que precisamos de saber quando precisamos de saber.
 Em termos de escrita, nota-se perfeitamente que não é um livro recente, a escrita é muito mais cuidadosa e revela uma mentalidade e forma de pensamento diferentes daqueles do século XXI, embora os valores acabem por ser intemporais, mostrando até uma certa lógica à Peter Pan, invertida no caso de uma personagem, havendo um entendimento de que tudo tem o seu tempo por parte de outro par de personagens.
 Um colega meu recomendou-me que lesse também Fahrenheit 451 deste mesmo autor, algo que talvez farei, a seu tempo. Dentro da temática "Circo", mal posso esperar por ler Circo dos Sonhos de Erin Morgenstern.

Fun facts! 

  1. A versão inicial deste livro era um semiguião, demorou 5 anos a transformá-lo em romance.
  2. O titulo inicial, enquanto guião, era The Dark Carnival.
  3. O nome original Something Wicked This Way Comes, é uma citação de uma peça Shakespeariana. 
  4. O autor diz que o nascimento do livro se deve a Gene Kelly (conhecido por Singin' In The Rain)
  5. O primeiro exemplar (1962) foi para Gene Kelly

Se decidirem ler, digam-me o que acharam! 
Até à próxima!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Já sabes que o podes pedir, sabes o que tens de fazer, não sabes?

    Partilhado na minha página, espero que te ajude a ter mais seguidores, que isto assim não pode ser -.-

    Quanto aos factos, um like nisto se pudesse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei mas também sei que tenho 1001 livros aqui em casa para ler! Ahah
      thanks (:

      Eliminar
    2. Tens seriamente de redefinir a tua definição de "1001 livros" -.-

      Eliminar

Subscribe