NaNoWriMo 2013

domingo, novembro 03, 2013

Sempre quiseste escrever um livro? Não tens mais que fazer ou queres procrastinar à grande e à Francesa? Junta-te ao National Novel Writing Month!! 

Para os que ainda não conhecem, o NaNoWriMo propõe que escrevamos 50 mil palavras em 30 dias, o importante é mesmo a quantidade e não tanto a qualidade, porque este é o primeiro draft do teu novo romance. Após Novembro terás imenso tempo para rever e editar e cortar! Para os que queiram saber mais sobre como funciona, cliquem aqui!

Este é o meu segundo ano a participar, o ano passado fiquei-me pelas 21 mil palavras, mas já foi muito bom! 
Quem se lembra da novel do ano passado (cliquem cliquem)? Prometo que este ano nenhuma personagem minha se assemelha ao Josh Franceschi ou a qualquer rock star....se bem que tenho uma personagem que é fisicamente parecida com o Dylan O'Brien, mais ou menos.  Tive pena de não acabar a novel, no entanto precisava de planear melhor o enredo, coisa que este ano fiz, mais ou menos.

Falando um pouco da novel deste ano, quis envergar por caminhos de fantasia, mais ou menos urbana. A realidade em que se desenrola a acção é alternativa, não se passa em nenhum local conhecido desta terra. A premissa é que existem dois tipos de "utilizadores" (de "magia"): eléctricos e ar/água, consoante anomalias de sistema nervoso ou fluxo sanguíneo. Nesta sociedade, uma Ordem foi erguida, e os seus "oficiais" comprometeram-se a controlar os utilizadores para que Guerras pudessem ser evitadas. Obviamente, isto levou a que se erguesse também um grupo anarquista/rebelde. 

Partindo daí, a minha história segue um trio principal que vai viver no meio da tensão entre a Ordem e a Anarquia, e que a partir daí tomarão decisões para acabar com um dos grupos. 

Ainda é preciso muito planeamento, mas provavelmente vou deixar isso de lado e concentrar-me em conseguir as 50mil primeiro. 

O engraçado é que eu, pessoa que nunca consegue escrever diálogos, estou a escrever mais diálogo do que imaginei possível. Meu Deus! 

Para quem estiver interessado, deixo ainda uma lista de sites uteis que me ajudaram até agora:
  • Real Time Board - imaginem um quadro branco onde podem escrever e colocar post-its e fazer mapping das vossas informações! O problema é que o site crasha um bocado e "desliga" de vez em quando.
  • LitLift - para manter organizados os perfis das personagens e locais de acção, plotlines e cenas.
  • Serendipity - gerador de nomes e locais
  • Lista de nomes com significados semelhantes (água, fogo, míticos, etc)


Hoje é o 3º dia, tenho 1831 palavras. Over and out!


You Might Also Like

3 comentários

  1. Só te vejo é com desculpas e 'mais ou menos'...

    ResponderEliminar
  2. não sei como é que de tudo isto só retiraste isso lol

    ResponderEliminar
  3. ahah foco-me no mais importante :P a força de vontade consegue muito, se queres 50,000, consegues 50,000. Arranja 1h e força nisso (vem no seguimento dos posts do ano passado em que só te via a dizer 'ah não escrevi porque sai, não escrevi porque vou trabalhar' whati??? o dia tem, pelo menos, 12h aproveitáveis. So, aproveita-as! Tens outras coisas ok, organiza-te e escreve!

    aiaiai -.-' de resto, que querias que dissesse? Abri os links que deixaste... ainda não os consegui ver.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar

Subscribe