[Writing Wednesday #1] Personagens Femininas: como entendidas por uma moça de 21 anos (1/3)

terça-feira, setembro 24, 2013

(É a primeira! E como celebração, este post vai ser postado na integra entre hoje e quinta, porque me entusiasmei um pouco e escrevi 5 páginas sobre o assunto. Oops. Let's go!)
-----

[Imaginem que entrei de rompante pela janela, partindo o vidro com um pontapé, balançada numa corda presa a um helicóptero e que me levantei com uma cambalhota, abanei a cabeça para ajeitar o meu cabelo e bati com as mãos na vossa mesa e declarei “listen here, mate”]

Estou aqui para falar sobre personagens femininas na literatura. Ou melhor, sobre o processo de criação e escrita destas.
Estava eu, na minha bela ignorância, a fazer scroll internet fora quando pensei “bolas mas como é que é tão difícil, para certas pessoas, escrever uma personagem feminina boa?”
Pensei ainda, “será que também caio no erro de criar personagens femininas vazias ou sexistas?” Era plausível, porque vivi tantos anos numa cultura primariamente machista sem perceber bem o que era uma personalidade feminina de força, normal, relacionável, etc.
Então o que fiz? Encontrei artigos sobre como escrever personagens femininas! (clapclapclap) Devo dizer que enquanto existem artigos muito bons, outros deixaram-me de boca aberta.

É importante referir que, por muito que este post se dirija à criação de personagens femininas, também se destina à criação em geral. Aposto que até consegui criar um Spock 2.0, um Doctor, ou uma experiência genética entre um homem e um hipopótamo da mesma forma.

1.Women are people too

First things first: Mulher é pessoa. Mulher é ser humano. Mulher e Homem não são duas espécies diferentes. (Já dizia o GRRM – “I’ve always considered women to be people”).
Acho que este é o conselho mais básico, mais eficaz e mais central de todos. Antes de mais, a mulher é uma pessoa e deve ser vista como tal. Ao criarmos uma personagem devemos ter em atenção primeiro a condição humana, e só depois o género. (“Female characters should be characters first and female second. The fact that they’re women shouldn’t get in the way of their other traits.”)
Parece básico, right? Nope. 

Nas minhas pesquisas encontrei um site com um artigo intitulado “Red Flags for Female Characters Written By Men” (aqui); long story short é um artigo sobre erros que os homens tendem a cometer na escrita de personagens femininas e sugestões sobre como os ultrapassar. So far so good, mas se lerem o primeiro ponto, vêem logo onde quero chegar. O conselho dado pelo autor é pensarmos se gostaríamos de ler sobre ou acharíamos interessante acção ou característica x numa personagem masculina (menciona este ponto ao longo do artigo). 
Woah, woah. O quê? Ouvi bem? Li bem? Epá, okay, se calhar pode funcionar para certas pessoas, mas acho que este conselho é o pior que se pode dar.


Uma mulher, por igual que seja a um homem – não é um ser superior ou inferiortem dinâmicas diferentes. Falando por mim, a subversão ou aniquilação de gender roles é algo que adoro: mulheres a desempenhar papeis tradicionalmente masculinos e homens a apresentar características tipicamente associadas com o sexo feminino – epá, adoro! No entanto, a subversão destes papeis não significa que, por exemplo, numa história em que o elemento principal é uma personagem robin-hoodesca se a personagem principal for uma rapariga, ela se portará de forma igual a um homem. Diferentes mundos e diferentes “tropes” puxam características diferentes de pessoas diferentes (homens e mulheres alike). 
Por outro lado, a mulher não é simplesmente um contraponto, ou um lado diferente da moeda que é o homem. Ao usarmos este tipo de raciocínio penso que estamos, antes de mais, a "roubar" agência a uma personagem, porque a limitamos a fazer ou pensar algo que é primariamente aprovado por uma personagem masculina!


----
Por hoje é tudo o que temos, tune in next time for more of me trying to make sense!

You Might Also Like

3 comentários

  1. http://www.newstatesman.com/culture/2013/08/i-hate-strong-female-characters

    Não sei se já conhecias este artigo, mas acho que vais achar interessante :)

    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Cláudia! Na verdade vou abordar isso mesmo na segunda parte, esse artigo sumariza muito bem o meu ponto de vista!

    ResponderEliminar
  3. Ontem não tive oportunidade de comentar, mas *.*
    Este vai para o resumo semanal :P

    ResponderEliminar

Subscribe