BOOK REVIEW | Inverno de Sombras

quarta-feira, junho 24, 2015

 Olá queridos!
 Como já vos tinha dito, no post passado, andei a ler este livro - Inverno de Sombras, da LC Lavado - nas ultimas semanas. E como prometido, hoje tive um tempinho para vos escrever a minha opinião. 

 A história trás-nos Isadora e Pierre, que se esbarram (literalmente) por acaso na bela cidade de Lisboa (mais especificamente, no Chiado). O que ao inicio parecia um encontro fortuito, tem na verdade muito que se lhe diga - se não o livro acabava na primeira página. A família de ambos esconde segredos mágicos, coisas inimagináveis à pobre Isadora e que das quais Pierre mal tem noção (bom...). 
 É um livro de fantasia urbana (o que eu mais gosto weee) que nos troca as voltas todas. Sei que, se por um lado achei certas coisas previsíveis, outras me deixaram de boca aberta. 
 O livro está dividido em duas partes e enquanto a Primeira é mais calma, pacífica (um pouco como a vida da Isadora naquele momento), a segunda parte é excitante, inesperada e viciante (um pouco como a vida da Isadora se torna, honestamente).

 Esta autora escreveu um dos meus livros preferidos: Inverso (auto-publicado). Por isso, sabia à partida que ia adorar a parte romântica da obra. Se Isadora e Pierre me fizeram suspirar que nem uma maria madalena, quando tivemos (spoiler) Isadora e Danton (spoiler) eu quase gritei aos céus de alegria - esta trope de inimigos-tornados-amigos-tornados-amantes é só a minha coisa preferida de sempre! (No entanto não gostei da menção de Claude/Andrea, estranho hein?)

 Estou honestamente a tentar escrever uma review que não seja só eu a tecer elogio atrás de elogio sem vos fazer ver o porquê de quererem ler o livro. Está difícil! Como disse, Inverso - outro livro da autora - é um dos meus livros preferidos. Desde que comecei a ler este livro, tenho vindo a discutir pequenas coisas com uma amiga minha que já o leu e ela sempre insistiu que este era o melhor que a Liliana tinha escrito e eu, de ideias fixas como sou, continuei a dizer que o Inverso era o melhor. E continuo a dizê-lo agora, mas confesso que me apaixonei pelo Inverno de Sombras também.

 Voltando à review, adorei o jogo Passado-Presente-Paris-Lisboa, que realmente mostra que há consequências e que nada passa despercebido, tudo tem importância. Isto pode parecer óbvio, tipo, Nessie, duh, mas a realidade é que há livros que uma pessoa lê, que se passam só naquele intervalo de tempo e que não nos mostra porque é que x aconteceu, ou as consequências de y. Neste campo só tenho pena de o livro não explorar mais a relação (certamente atribulada) entre os irmãos Santa-Bárbara, pós-1985, possíveis consequências de entrar em contacto com a magia pela primeira vez ou abandonar a magia - ou um ambiente mágico.
 Mas eu sou sempre aquela pessoa que quer saber mais do World Build. Sou a pessoa que, basicamente, quer saber os caminhos para as cozinhas de Hogwarts - ou seja, sempre mais um pouco do ambiente circundante, das pessoas que o habitam, dos treinos e iniciações, religões e políticas. 

 E sabem como tem sido popular colocar a batalha final, o climax a tipo 200/100 páginas do final do livro e depois desenvolver um bocado o aftermath? Neste livro, o climax está bem mais próximo do fim do livro, o que se torna - para mim - uma causa de ansiedade sem fim. Mas a forma perfeita de manter o suspense (nada de "aah, a personagem x morreu mas ainda falta tanto para o fim que de certeza que ressuscita").

 Bom, o que tenho mais a dizer? Leiam o livro para eu poder flippar convosco em mais pormenor!
 Ah, a querida da Liliana ainda me autografou a minha cópia do livro, mas não vos vou mostrar o que diz, por pura preguiça! 

Nessie,

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe