10 REGRAS ALIMENTARES

terça-feira, abril 07, 2015


Olá queridos!

 Hoje decidi partilhar convosco a minha opinião sobre os hábitos alimentares, que tanto nos apoquentam o espírito, a auto-imagem e a sociedade.

 Já todos deveis saber, se não, digo-vos agora: sou contra dietas de proibição e recuso-me a deixar de comer seja o que for (que seja do meu agrado, isto é) só porque "engorda" - só não como o que não me apetece ou então se estiver a tentar melhorar os meus hábitos alimentares.
 Costumo comer mais comida saudável do que "porcarias" pelo simples facto de que me sabe melhor e não me dá problemas de estômago, no entanto, sou mulher de me sentar com uma barra de chocolate, panquecas com chantili ou pipocas doces, ou nachos cobertos de queijo derretido e devorar tudo! E todos adoram fazer comentários à minha gordice, o que honestamente nem me afecta.

 Assim partilho convosco os meus dez mandamentos sobre a alimentação e tudo o que anda em volta do tema!


  1. Ouve o que o teu corpo pede. O teu corpo sente necessidades, seja de açúcar, água, nutrientes. Ao conheceres o teu corpo vais conseguir perceber o que ele necessita. Eu sei que se estiver irrequieta e com vontade de trincar, vou ter de comer algo ou muito massudo ou muito doce para me passar a inquietação! No entanto, às vezes basta uma peça de fruta.
  2. Bebe líquidos com frequência. Seja água ou chá. 
  3. Não te proíbas ou sintas culpado por comer um doce. Se estás a tentar perder peso, não faças uma dieta de proibição. Se andas no ginásio, não te culpes por comer aquele bolo embora não tenhas atingido o objectivo. O fruto proibido é o mais apetecido e só a proibição leva à tentação. Organiza o teu dia de forma a poderes ingerir doces. Confecciona doces mais saudáveis. Vais ser muito mais feliz.
  4. Dá cor à tua comida! Os vegetais coloridos são ricos em vitaminas. Insere fruta na tua refeição. Em vez de comeres sempre massa, arroz ou leguminosas, aposta em cenouras, beterrabas, pepinos, tomates, etc.
  5. Não deixes ninguém mandar bitaites sobre a tua alimentação. As pessoas amam meter o nariz nos assuntos alheios, e a alimentação não lhes passa ao lado. Só tu sabes o que podes ou não comer. (E o teu médico)
  6. Ama o teu corpo. Ao começares a conhecer e a cuidar dele, vais ter uma melhor percepção do teu próprio corpo. A auto-estima é importante na alimentação. Bem como a saúde mental. Tira tempo para ti, aprende a amar-te e à tua imagem. É o mais saudável que podes ser.
  7. Não faças "cheat days" A não ser que consigas manter o abuso em check. Se és uma pessoa que ganha peso por ingerir ar e estás a tentar atingir um peso estável, não os faças. Não faças dietas de proibição. Vê com um nutricionista a quantidade de junk food que consegues ingerir diariamente. 
  8. Não te armes em nutricionista ou médico dietético. A não ser que sejas mesmo um, in which case, do proceed doing so. Não comeces a ingerir produtos da ervanária como se a tua vida dependesse disso só porque a vizinha do lado disse que funcionou com ela.
  9. Elimina adjectivos negativos e metáforas prejudiciais da tua auto-percepção. Não és gorda, menos gorda, mais gorda. Não és um saco de ossos ou uma trinca espinhas. Não és uma baleia. Não és um palito. És uma pessoa. Como todas as outras. És mais do que pensas, não és só o que pareces ser.
  10. Mete os ideais de beleza da sociedade num saco do lixo e come aquilo que achares melhor para o teu corpo, sê saudável e feliz.

 E alguns dizem "Ah, isso para ti é fácil, és toda magrinha e quê". Não sou "magrinha", sou uma pessoa normal, já pesei menos, já pesei mais. Fico feliz por perder números na cintura. Já sofri de bullying por causa do meu peso - mesmo nunca tendo sofrido de obesidade, transtornos alimentares ou alterações hormonais graves. Estas são as "regras" pelas quais vivo. Tento ser saudável, nada mais. Espero honestamente que isto ajude alguém que não sabe por onde começar a tentar ser feliz consigo próprio!

E vocês, quais são as vossas regras e truques para uma alimentação e uma vida saudável?
Nessie,

You Might Also Like

5 comentários

  1. Ora aí esta 10 grandes verdade sem dúvida :)

    Xoxo <3

    ResponderEliminar
  2. grandes verdades :) de 2013 para 2014 perdi 18kg (entretanto, natal, páscoa, bla bla já aumentei 2/3kg). Ainda não estou como eu quero, mas tb como de tudo (tenho é cuidado com as quantidades e a gestão calórica de forma a comer tudo o que quero) :P tenho um post escrito há um ano, mas nunca o postei. O meu objectivo de 20kg ainda não atingido... quando atingir, posto..! não é se, é quando. Por motivos de saúde, estética, auto-estima, o que for, engordar ou emagrecer, 5 ou 20kg, ninguém tem nada com isso!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado querida :D
    Este post faz-me lembrar a mudança da minha vida!!! Perdi 30 kg em 2013 e tudo ficou melhor!! Vale mesmo a pena o esforço :D

    Conta com aquele post em breve :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida! Mas é gratificante saber que ainda existem artistas com imenso talento e que querem levar Portugal além fronteiras :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas/regras!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Subscribe