7 Benefícios e Hábitos Saudáveis que resultam do exercício físico

quinta-feira, fevereiro 19, 2015


 Olá minhas pequenas canecas de café (Vêem? É estranho nomearmos os nossos leitores a partir do nosso titulo de blog!)! Okay, estou só a brincar convosco! Eu gosto é de ir directa ao assunto, por isso siga marinha!

 Como disse, por facebook, nos últimos dias, sou alvo da conversa da dieta quase diariamente. Não é muito incomodativo nem me sinto ofendida, mas tenho pena que a nossa mente consiga ser tão pequenina que uma rapariga que ande no ginásio não se pode safar sem estar de dieta.
 Primeiro: não acredito em dietas; não as verdadeiras dietas, que são alimentações equilibradas, mas sim aquelas "dietas" - sim com aspas aéreas e tudo - que eliminam completamente uma substância da nossa alimentação. E segundo: acredito que há mais para a actividade física que emagrecer. Fazer actividade física pode ajudar-nos com imensos problemas de saúde e até ajudar na eliminação de vícios e criação de hábitos saudáveis!
 Por isso decidi partilhar convosco alguns dos benefícios/hábitos saudáveis que ganhei/desenvolvi com o exercício físico!

1- Beber mais líquidos

 Eu sou péssima, péssima, a manter uma rotina em que beba muitos líquidos. Todavia, ganhei o hábito de ter por perto uma garrafa de 1,5L de água durante o dia, antes do ginásio. Nem sempre- aliás, raramente, bebo 1,5L até à hora de ir ao ginásio, no entanto, para lá caminho. Mesmo não bebendo mais que 75cl., num dia normal de trabalho, não consigo passar sem água, a não ser pela preguiça que dá de me levantar à noite para a ir beber. 
 E quais são os benefícios de beber muitos líquidos, perguntam vocês (aqueles muito distraídos que ainda não ouviram isto)...Bom: melhora a circulação do sangue (sabem as mãos geladas no Inverno? Isso é má circulação), mantém os cabelos e pele saudáveis, ajuda na regulação intestinal, regula a temperatura corporal...os benefícios são imensos.

2- Corpo São, Mente Sã

 A saúde física e a saúde mental estão mais ligadas do que aquilo que nos apercebemos (Se calhar é por isso que um dia mau de cabelo me deixa tão chateada) e realmente a actividade física ajuda a mente a manter-se em check. Talvez não seja tanto um comportamento específico ou um hábito concreto como o resto da lista, mas é sem dúvida um dos tópicos mais importantes, para mim. Está comprovado que o exercício físico pode ser usado no tratamento de várias condições psicológicas devido à libertação de endorfinas no cérebro. Estas endorfinas levam a que os nossos níveis de stress diminuam e a que os níveis de bem-estar e relaxamento aumentem (por isso é que sempre que nos passamos da cabeça queremos ir correr ou espancar algo ou mexer-nos sem parar!).

3- Auto-estima

Com a prática de exercício regular, a nossa auto-estima tende a melhorar e um hábito que ganhamos é o de não deixar que a visão que os outros têm de nós nos afecte. Sabemos que nós somos bons, que nós conseguimos melhor e que nós somos lindas/os de morrer, à nossa maneira. Ganhamos o hábito de nos olharmos ao espelho e vermos alguém que, embora não seja perfeito/a, é suficiente e pode sempre melhorar. 

4- Cuidados Alimentares

 Confesso que os meus hábitos são uma porcaria, mas tenho em atenção tomar sempre um bom pequeno-almoço. Normalmente, tomo o pequeno-almoço no meu local de trabalho: pão com manteiga e leite com café (ou chá) e algum sabor. (Em casa, como cereais, roubo um morango aqui e ali, bebo chá, como bolos...) 
 Estou a (tentar) implementar uma alimentação mais rica, de momento: em vez de pão de mistura, como pão de cereais com doce e manteiga (eu como pouca manteiga de qualquer forma) - isto aguenta-me horas no estômago e é bom para dar energia para a manhã toda. Não sinto necessidade de comer "porcarias" com tanta frequência. Tenho o cuidado de comer açucares mais controladamente mas nunca digo que não a um craving - se estou a sentir falta de algo doce é porque realmente estou a precisar de açúcar no meu sistema. (LOL não, não tenho andado a comer doces controladamente...mas lá chego um dia, quando os chocolates que tenho em casa desaparecerem - é que normalmente nem como muitos doces, mas quando como, é tabletes às metades
 Como bastantes vegetais. Eu odeio sopa (uma questão de textura), mas gosto bastante de vegetais e incluo-os sempre na minha alimentação, até porque têm outras propriedades benéficas para a saúde além do maravilhoso "não engordam". (Por exemplo, como bastante beterraba no Verão por ajudar ao controlo da minha anemia).
 Como o instrutor de Bodystep do ginásio costuma dizer, não vale a pena ir para lá se tudo o que almoçámos foi uma folha de alface e um iogurte. Fazer exercício com segurança significa também que ingerimos a quantidade diária recomendada de hidratos de carbono, porque senão não temos energia nova para queimar e podemos arranjar algum problema.

5- Expressão/controlo corporal

 Ainda não cheguei bem lá, mas um dos melhores benefícios a ganhar com o exercício físico é a melhoria da expressão corporal, não nos sentirmos como girafas desengonçadas. Vejo isso em muitos amigos meus que sempre praticaram algum tipo de actividade física. 

6- Melhoria do sono

 Li, há pouco tempo, que fazer exercício físico ao final da tarde pode ajudar a adormecer mais depressa. Concordo com isto e acho que durmo melhor quando faço exercício - não fico horas a fio a pensar na vida, claro que também não adormeço logo que chego à cama. Mais uma vez, cai no âmbito do "corpo são, mente sã". 

7- Melhor disposição

 No final de tudo, ficamos de melhor humor, mais relaxados e mais prontos para a vida! 

 Conclusão: isso de fazer exercício para emagrecer é uma ilusão.

E vocês, notam alguma melhoria nos vossos hábitos, desde que praticam exercício?




You Might Also Like

2 comentários

Subscribe